Ação gratuita fez parte da trilha do Sebrae Conecta na cidade
Talvez você acredite que moda e sustentabilidade não tenham muita relação. Mas esse pensamento não condiz com a realidade atual, muito menos com as tendências do futuro. O alerta foi feito por Fernanda Simon, coordenadora nacional do Fashion Revolution Brasil. Formada em Moda e atuante nas questões de sustentabilidade, ela foi a especialista convidada pelo Sebrae Conecta para palestrar aos empresários da área de Varejo de Moda.
“O meu objetivo foi mostrar aos participantes como eles podem se abrir pra esse conceito, se adequar a essa realidade. Às vezes, pensamos que é algo muito fora de nossa realidade, muito difícil, mas com ações simples e que podem vir das próprias pessoas, já é possível fazer a diferença. É importante que as pessoas entendam os impactos dessa cadeia, através de exemplos de como o varejo de moda pode ser mais sustentável”, explicou a especialista.
O tema atual e com muitas perspectivas atraiu dezenas de empresários da cidade ,que viram na palestra uma oportunidade de se atualizar na área. Jane Amaral Aguiar é dona da loja Cabrocha, em Teixeira de Freitas, e ressalta que já tinha se interessado pelo tema em oportunidades anteriores.
“Acredito que, com esse tipo de conhecimento, podemos mudar, aos poucos, a nossa empresa, os nossos funcionários e até os clientes. Hoje em dia, me pergunto ‘quem faz a roupa que compro?’. Agora, tenho toda atenção nesse momento de compras, de quem são meus fornecedores, como o produto é feito e quero trazer ainda mais mudanças para o meu negócio”, afirma.
Além de donos de lojas, estiveram presentes também outros profissionais da área. Jaque Fiorot é consultora de imagem e estilo e o seu slogan é justamente “estilo consciente”. Ela já acompanhava, de forma virtual, o trabalho de Fernanda e encontrou na palestra do Sebrae uma chance de agregar mais conhecimento.
“Na consultoria, eu já trabalho indicando peças sustentáveis e que as pessoas possam utilizar diferentes vezes, em várias ocasiões. Hoje, é muito importante consumirmos de forma consciente, entender os impactos do que compramos para o meio ambiente e evitar as compras desenfreadas”, alerta Jaque.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, ressalta as soluções que são oferecidas ao empresário, com diferentes palestras, workshops e consultorias.
“Nós trabalhamos sob demanda, então é muito importante que os empresários manifestem interesse, participem das ações e apresentem as suas necessidades. O Sebrae em Teixeira de Freitas está aqui para ajudar no crescimento dos empreendedores de nossa cidade”, completa.
*Da Redação