Representantes do Governo da Bahia e produtores do estado participaram do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Wow Porto, em Vila Nova de Gaia, em Portugal, até o último domingo (22). Durante quatro dias, os empresários puderam ampliar a visibilidade e a comercialização de marcas de chocolates baianos, competindo com fabricantes de vários países, como Equador, Holanda, Estados Unidos e Noruega. Na cidade, localizada na região do Porto, foi inaugurada também a Casa Brasiliana, de produtos originários da Bahia e do Brasil, que também fará a promoção de experiências turísticas.
“É um espaço que pretende contribuir para o incremento dos negócios de produtores do Brasil, além de divulgar as potencialidades turísticas de destinos do país, sendo a Bahia um grande destaque”, pontuou o criador da Casa Brasiliana, o empresário baiano Marco Lessa, radicado em Portugal.
“Trabalhamos com cerca de 200 associações, cooperativas e grupos familiares, em 26 cidades do sul da Bahia. Internacionalizar os nossos produtos, que já foram bem aceitos no evento de Portugal, vai gerar mais renda para esses grupos, além de divulgar a cultura da nossa Costa do Cacau”, comemora Thiago Fernandes, diretor do Consórcio Cabruca de Chocolates Finos do Sul da Bahia e coordenador geral do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, mantido pelo Governo do Estado.
“A Bahia se posiciona como grande produtor de cacau fino e de chocolate de alta qualidade no mercado mundial. Estamos na prospecção de negócios, mas também ganharemos mais conhecimento, observando qualidade, aspectos sensoriais, embalagens, estratégias comerciais e abordagens”, completou Gerson Marques, CEO da marca de chocolate Yrerê, no sul da Bahia.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, “começar em Portugal a conquista do mercado europeu é uma tarefa importante, porque a cadeia produtiva do cacau beneficia a preservação da Mata Atlântica e diversos segmentos econômicos baianos, incluindo o turismo. Temos na Estrada do Chocolate, em Ilhéus, uma experiência única, que será promovida na Casa Brasiliana, a fim de atrair estrangeiros”.
A comitiva baiana segue, nesta segunda-feira (23), para a Bélgica e a França, onde participa de outros eventos do setor chocolateiro.
*Da Redação /Ascom Setur