Setur estima novo recorde de turistas no Carnaval 2025


Sustentabilidade, economia, impacto cultural e o futuro da maior festa popular do planeta integraram a pauta o VI Fórum do Carnaval de Salvador, finalizado nesta quinta-feira (19), depois de dois dias de atividades no Wish Hotel da Bahia. No encontro, o Governo do Estado foi representado pela Secretaria de Turismo (Setur-BA), que tem no Carnaval um produto consolidado internacionalmente. Neste ano, cerca de três milhões de visitantes vieram ao estado no período, injetando R$ 6,6 bilhões na economia estadual, em recorde para o período. Com o cenário de expansão do turismo baiano, a expectativa é que os números sejam ainda maiores em 2025.

Durante todo o ano, a Setur-BA atua na promoção, qualificação de mão de obra e melhoria da infraestrutura turística para atrair visitantes e proporcionar boas experiências. No Carnaval, o órgão amplia suas atividades, oferecendo atrações e um grande receptivo para quem visita Salvador e o interior, com atendimento em diversos idiomas, nos portões de entrada (aeroporto, porto e terminal rodoviário) e nos circuitos, para oferecer informações seguras a quem aproveita o período na Bahia.

Segundo a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar no fórum, os resultados deste trabalho são excelentes e mensurados através de pesquisa realizada durante o Carnaval. “A festa movimenta todos os setores produtivos, em todo o estado, e o turismo é diretamente beneficiado. Assim que ela acaba, verificamos as avaliações dos turistas e seguimos para planejar as ações do próximo ano. Agregamos outros órgãos estaduais que desenvolvem atividades durante a folia, atuando de forma transversal”, explicou Giulliana.

“Nosso Carnaval é cultura, turismo e, sobretudo, empregabilidade. Nosso objetivo aqui é repensá-lo, colhendo opiniões e sugestões”, disse Washington Paganeli, presidente Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (COMCAR), responsável pela realização do fórum, com apoio do Governo do Estado. “Nossa imagem é levada para o Brasil e o mundo através desse grande evento, que atrai milhões de turistas, com grande reflexo na hotelaria, restaurantes, blocos e camarotes. Por isso, ele precisa ser aprimorado continuamente”, completou o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Pedro Costa, que também é vice-presidente COMCAR.

 

*Da Redação /Ascom Setur




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