A cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia, portal de entrada do Nordeste, está celebrando a entrega da primeira unidade baiana da UPAM – Unidade de Pronto Atendimento Municipal, que começou a funcionar plenamente a partir da manhã de hoje – segunda-feira (07/10). Trata-se da primeira unidade deste modelo inaugurada no Brasil, sendo uma versão melhorada da conhecida UPA, disponibilizada pelo Governo Federal, mas com um diferencial: a UPAM de Mucuri é inteiramente orçamentada e administrada pelo município.
A UPAM – Unidade Municipal de Pronto-Atendimento Municipal 24 Horas de Mucuri, fica localizada às margens da BA-001, no bairro Baía do Sol. O evento de inauguração da unidade, que aconteceu no início da noite da última quarta-feira (02/10), marcou um importante avanço para a saúde pública da região. A UPAM é um estabelecimento de saúde preparado para atender emergências e urgências médicas, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
A unidade possui uma estrutura de complexidade intermediária, servindo como uma ponte entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de emergências hospitalares. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), reeleito neste último domingo (06) para o seu 4º mandato com 35,41% dos votos, não esteve na inauguração porque estava impedido de comparecer em razão das restrições de campanha, pois ainda estava no período eleitoral e ele disputava à reeleição. A Unidade ganhou três ambulâncias novas, uma delas foi conquistada pelo município por meio de emenda parlamentar do deputado Carlos Robson, o “Robinho” (UB) que esteve presente no evento de inauguração da UPAM e, por demais, enalteceu os feitos da gestão municipal.
Com a nova unidade de saúde, espera-se desafogar os hospitais da região e oferecer atendimento ágil e eficaz à população local, que muito aguardou por esta obra. Simoni Possante, coordenadora da unidade, destacou a importância da conclusão da restauração e revitalização do edifício que hoje abriga a UPAM. Segundo ela, o prédio abandonado foi herdado pela atual gestão, mas foi devidamente equipado e mobiliado para atender às necessidades da comunidade.
“Mucuri comemora um marco importante na área da saúde com essa conquista”, afirmou a coordenadora Simoni Possante, ressaltando que o esforço da gestão municipal em transformar o local em uma Unidade de Pronto Atendimento representa um grande avanço na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. E que a entrega da UPAM é um reflexo do comprometimento da administração municipal em melhorar a infraestrutura de saúde e proporcionar mais segurança e bem-estar aos moradores de Mucuri.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que a iniciativa fez parte de um conjunto de ações que visou modernizar o sistema de saúde da cidade, fortalecendo a rede de atenção e aproximando os serviços médicos de quem mais precisa. “O antigo prédio herdado pela atual administração municipal foi completamente transformado, incorporando preceitos modernos e tecnológicos que prometem elevar o padrão dos serviços de saúde no município”, destacou Jardim.
A UPAM de Mucuri recebeu um moderno paisagismo no seu entorno, com jardim pergolados, vasos com plantas e flores, painéis educativos e turísticos, uma comunicação visual de destaque e um amplo estacionamento. A unidade tem duas recepções e três corredores de salas com todos os departamentos de assistência, atendimento, pronto-socorro, consultórios médicos, sala vermelha, enfermaria e consultórios de exames. A inédita UPAM também se destaca por sua infraestrutura moderna, o que inclui a criação de áreas de espera mais confortáveis, ambientes climatizados e acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo o secretário de saúde Fernando Jardim, o realce fica por conta da incorporação de um aparelho de Raio-X Digital de última geração. Trata-se de um equipamento de ponta que promete revolucionar o acesso a diagnósticos médicos na região, permitindo a disponibilização automática dos resultados para médicos em todas as unidades de saúde do município, incluindo Postos de Saúde da Família (PSFs), ambulatórios e hospitais conveniados, de forma digital.
Para o chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração, o advogado Robson Carlos, a inauguração da UPAM de Mucuri é o final feliz de uma história que começou há 12 anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde e as obras paralisadas em 2012, mas, após um longo percurso o governo municipal, por meio da atual gestão, conseguiu definitivamente conquistar o prédio e o município assumiu a responsabilidade de pôr a unidade para funcionar.
Em seu discurso o secretário Robson Carlos descreveu a trajetória do prédio, que quando começou a ser construído, os dois últimos prefeitos receberam mais de 3,5 milhões e não concluíram a obra que seria uma UPA. E somente nesta atual gestão, o prefeito iniciou o processo entre idas e vindas a Brasília para tentar adquirir o prédio em ruinas das mãos do Ministério da Saúde e, após a posse em 2022, a atual gestão iniciou as obras de recuperação e reconstrução da edificação, quando começou a receber obras de correção na estrutura do prédio, recuperação do telhado, reboco das paredes, pinturas, implantação do sistema elétrico e construção da parte estrutural externa da edificação, objetivando inaugurar a unidade no segundo semestre de 2024.
Na cerimônia de inauguração da UPAM, o prefeito Robertinho, não pode comparecer ao evento, pois ainda se atravessava o período eleitoral e ele era candidato a reeleição, mas agora reeleito para o seu 4º mandato em Mucuri, Robertinho disse na manhã desta segunda-feira (07/10), que o seu governo fez para a sociedade a maior entrega de resultados da sua atual gestão, pois resgatou a credibilidade e a estabilidade institucional do município, lhe sendo possível terminar obras importantes como a Unidade de Pronto Atendimento Municipal. “É realmente um final feliz de uma saga que começou há mais de 12 anos”, endossou Robertinho.
O prefeito acrescentou dizendo que o compromisso da gestão em oferecer um serviço de saúde pública, vai além do atendimento básico. “Nossa prioridade é oferecer na UPAM um atendimento humanizado, decente, confortável e digno à população que depende dos serviços de saúde pública”, enfatizou o gestor, ressaltando que a administração direta do município sobre a unidade permitirá um controle mais rigoroso da qualidade e eficiência dos serviços prestados. A nova unidade, totalmente climatizada em suas recepções, consultórios, enfermarias, farmácia e salas diversas, foi planejada para garantir conforto e acolhimento aos pacientes, consolidando-se como um modelo de cuidado e respeito à população.
“O prédio começou a ser construído em 2012 e de lá até aqui se passaram mais duas gestões e não concluíram a edificação. Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Mucuri em 1º de janeiro de 2021, o prefeito Robertinho colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no município, entre as quais a UPA 24h. Ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, Robertinho se deparou com 64% do seu cronograma executado, mas em estado de ruínas”, descreveu o secretário Municipal de Obras, o engenheiro civil Victor Augusto.
E acrescentou o secretário: “A real situação da unidade era realmente ruinosa com materiais elétricos furtados, infiltrações e a edificação depredada, além da última etapa da obra que foi preciso se construir do zero, que tratou-se da estrutura física da parte externa, onde se baseia a logística da unidade. E após 2 anos, a atual gestão concluiu o processo de retomada da obra junto ao Ministério da Saúde, realizou licitações para revitalização da unidade a aquisição de equipamentos hospitalares com recursos próprios do município e definiu que o próprio município iria gerir a operação da unidade, que passou a ser chamada de UPAM – Unidade de Pronto Atendimento Municipal, a primeira neste modelo, no Brasil”.
*Da Redação