Falta um mês para a 15ª edição da maior Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do país


As organizações produtivas da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária, de povos e comunidades tradicionais e empreendimentos da economia solidária de toda a Bahia, estão com a produção a todo vapor e se preparam para apresentar o que há de melhor nos 27 territórios de identidade do estado na 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 11 a 15 de dezembro de 2024, no Parque Costa Azul, em Salvador.A Feira, que já faz parte do calendário de eventos da capital baiana é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).

Uma das organizações produtivas que irão marcar presença na Feira é a Associação dos Jovens Remanescente Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), que tem sede no município de Esplanada, território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, e atua nos sistemas produtivos da apicultura e meliponicultura.

​​​​​​​Fotos: Geraldo Carvalho – Ascom/CAR

Por meio do Empório Ajarquiba serão apresentados e comercializados produtos como própolis, hidromel (vinho de mel), mel com pimenta, cerveja de mel, compostos de mel e própolis com alho, agrião, hortelã, coquinho crocante e coquinho de chocolate, pãozinho de mel, vinagre de mel, molhos de pimenta, trufas, mel com licuri, sabonetes e velas, além de uma diversidade produzida no território Litoral Norte e Agreste Baiano. A Ajarquiba conta com 55 associados, com maioria de mulheres e jovens, como o gestor Elício dos Santos Neves.

“A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, além de ser uma vitrine, é um momento importante para cada agricultor (a) e cada entidade colocar seus produtos, que são desenvolvidos nas suas atividades do dia a dia, com tanto amor. É também um momento de estarmos representando as outras entidades. Por isso, convidamos a todos a estarem com a gente, comemorando o 15º aniversário da Feira, nesta edição de 2024”, ressalta Elício.

A Associação já foi atendida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a entrega de kits apícolas, melgueiras e colmeias, a partir de recursos de emendas parlamentares e da parceria entre a CAR e o Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano.

​​​​
Sobre a 15ª Feira
Há 15 anos consecutivos a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária contribui para destacar e fomentar o melhor da produção do rural baiano. Esta edição contará também com a realização da Feira Nordestina – Sabores e Tradições do Nordeste, 2ª Feira Agroecológica da Bahia, Tenda Economia Solidária, Tenda do Turismo Rural, Praça Gastronômica, Programação Cultural e muito mais. A Feira é uma oportunidade única de se conectar com as raízes do rural baiano e valorizar a produção de toda a Bahia, unindo produtores e produtoras ao público da capital baiana.

Entre os objetivos do evento está o de reunir, de forma qualificada, os resultados da agricultura familiar e economia solidária baiana, proporcionados, principalmente, pelos investimentos realizados pelo governo estadual, destinados ao desenvolvimento sustentável e à produção de alimentos saudáveis nos diversos sistemas produtivos, a exemplo da bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, mandiocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, dentre outros.

 

*Fotos: Geraldo Carvalho – Ascom/CAR

*Fonte: Ascom/CAR





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: