“Antes Seguro do que Acidentado” alerta para os acidentes ocorridos pelo abandono técnico


Campanha chama atenção para importância do acompanhamento profissional do começo ao fim da obra

“Incêndio em farmácia com várias vítimas”. “Carro alegórico atropela pessoas em sambódromo”. “Palco cai e fere foliões”. Essas são algumas manchetes que invadiram noticiários e chocaram por conta da gravidade. O acompanhamento técnico profissional desses equipamentos evitaria essas ocorrências. É com a proposta de divulgar a cultura da prevenção, por meio da contratação de responsáveis técnicos para atuarem do início ao final do projeto que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) lança a campanha “Antes Seguro do que Acidentado”.

Exibindo face_AntesSeguroQueAcidentado_web.jpg

Com a presença do profissional nas obras ou nos serviços de manutenção, é possível evitar do curto-circuito a acidentes graves, como o desmoronamento de imóvel. A campanha, que percorrerá toda a Bahia, além mostrar a necessidade da emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo serviço ou obra, vai chamar atenção para o acompanhamento técnico do início até o final do projeto.

De acordo com o diretor de fiscalização do Crea-BA, engenheiro agrônomo João Falcão, a execução de serviços técnicos por profissionais habilitados otimiza o tempo de execução do projeto, ajuda a diminuir o desperdício de materiais e garante o bem-estar para a comunidade. “São inúmeras vantagens, mas a mais importante delas, com certeza é a segurança”,frisa.

Segundo dados da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho divulgados em 2016, o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia. A construção civil é um dos maiores responsáveis pelo grande número de ocorrências.

A campanha – Serão distribuídos folders e cartazes, realizadas mobilizações nas redes sociais e executados spots em emissoras de rádio em todo o estado. De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, é por meio da ART que é comprovada a regularidade do serviço/obra. “Este documento é um instrumento de defesa da sociedade, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados”, observa, destacando ainda que a ART é importante para a composição do acervo técnico do profissional.

A iniciativa ainda pretende envolver a sociedade no sentido de contratar profissionais regulamentados pela Lei 5.194, de 1966, que observem os princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis às várias regiões do Estado.

Confira algumas perguntas e respostas sobre a Campanha “Antes Seguro do que Acidentado”:

 

Quais são os riscos de obras e serviços de Engenharia executados sem a participação de responsável técnico habilitado?

Além de caracterizar exercício ilegal da profissão, previsto na Lei Federal nº 5.194/66, não assegura a aplicação dos conhecimentos técnicos necessários para o funcionamento e a segurança do empreendimento, podendo, também, vir a potencializar a ocorrência de graves acidentes.

Como o Crea exerce a fiscalização de obras e serviços de Engenharia?

É feita através de ações fiscalizadoras “in loco”, com a finalidade de identificar a regularidade das empresas e profissionais envolvidos no empreendimento. Tal regularidade dar-se-á através da comprovação do competente registro de Pessoa Jurídica e Física junto ao Conselho. Verifica-se, também, a identificação dos responsáveis técnicos pelas diversas atividades em execução, tais como, projeto, montagem, manutenção e instalação, entre outras, através da comprovação do registro da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Como o Crea orienta a sociedade sobre a execução de obras e serviços de Engenharia?

O Crea promove ações de divulgação da importância da contratação de empresas e profissionais habilitados para executarem obras e serviços de Engenharia, através de cartilhas, revista periódica, e-mails marketing distribuídos aos profissionais registrados e publicações nas redes sociais, além da realização de palestras e seminários, dentre outros eventos.

Quais cuidados que devem ser tomados na execução de obras e serviços de Engenharia?

Ao contratar empresa ou profissional para a execução de obras e serviços de Engenharia, deve ser exigida a comprovação do competente registro no Crea, a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, bem como o efetivo acompanhamento das atividades, como forma de garantir a aplicação dos conhecimentos técnicos necessários e previstos para o empreendimento envolvido.

O que acontece quando o Crea identifica irregularidade na execução de obras e serviços de Engenharia?

O Crea emite notificação preventiva, concedendo o prazo de 10 (dez) dias para a devida regularização da pendência. O não atendimento ao prazo estabelecido implica na lavratura de Auto de Infração, com a aplicação de multa.

 

* Da Redação / Ascom Crea-BA





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: