Atenção gestores: Conferências Municipais de Saúde devem ser realizadas durante o mês de julho


As conferências municipais de saúde estão previstas em lei e devem ser realizadas ainda em 2017 e preferencialmente durante este mês . Reúna a sua comunidade e junto com seu conselho municipal de saúde ouça e discuta os rumos da saúde em sua cidade. Para planejar a implementação das ações previstas nas politicas propostas pela população, o diálogo e escuta qualificada são essenciais para o bom funcionamento da saúde no seu município.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do SUS, pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento eficaz e feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem-feita. Os gestores municipais de saúde devem fazer as conferências durante o primeiro semestre.

Embora simples, a organização da Conferência Municipal de Saúde deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva.  Para prevenir equívocos esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora indicada e eleita pelo Conselho Municipal de Saúde, que deve estar à frente desta construção, seguindo uma sequência de passos para facilitar o trabalho.

O Conselho Estadual de Saúde (CES/BA) disponibilizou uma apresentação com orientações para as conferências municipais de saúde, abaixo documentos importantes para organização das conferências municipais.

Eixos – Conferências Municipais 2017

Materiais de apoio





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: