Atenção, criadores de bovinos, bubalinos e outros animais de exploração pecuária! A partir do dia 1º de novembro até o dia 15 de dezembro é o momento de atualizar o cadastro do rebanho da sua propriedade junto ao escritório da ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, implantado no distrito de Itabatã, localizado na Subprefeitura, na Praça João Carletti, centro.
Essa atualização é essencial para garantir a segurança sanitária do seu rebanho e permitir o Trânsito de Animais de forma regular e legalizada.
Importante: Os produtores que não realizarem a atualização estarão sujeitos ao bloqueio de suas propriedades para o trânsito de animais e podem enfrentar outras penalidades. Manter o cadastro em dia é fundamental para evitar problemas futuros.
Para facilitar esse processo, a secretaria de Agropecuária disponibiliza um técnico para auxiliar o criador que comparecer ao escritório para realizar essa atualização. Ou é possível regularizar também pelo site da Adab (www.adaba.ba.gov.br).
Além de ser obrigatório, a atualização, determinada pela Portaria 678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), contribui para a proteção da saúde animal e do setor agropecuário como um todo.
O rebanho bovino baiano alcançou a marca de 13,1 milhões de cabeças, consolidando o estado como líder absoluto no Nordeste e sétimo maior produtor do Brasil.
*Da Redação / Ascom