Carnajú: conforto e segurança


JUERANA – Em um encontro bastante participativo e recheado de ideias e sugestões, aconteceu na tarde do dia 29-jan, nas instalações da Escola Omar Cajá, uma reunião com a presença dos membros ligados à Comissão de Festa, representando o Prefeito Silvio Ramalho a Assessora Jurídica Dra. Thábata Siquara, os Vereadores Claudino e Klebinho, o Comandante da PM de Caravelas 1º Ten Divaldino Pereira Filho, representantes dos blocos carnavalescos da localidade, coordenador do SAMU, membros do Comissariado de Menores e Conselho Tutelar de Caravelas, tendo o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Caravelas, na pessoa do Presidente Anerivan Reinalda, como proponente e mediador desta reunião de trabalho.

Vale lembrar, o Carnaval de Caravelas é tradicionalmente conhecido como um dos mais animados e participativos do interior, momento em que moradores e visitantes se confraternizam em torno de uma grande alegria. No decorrer da reunião ficou acordado que o trio elétrico percorrerá as ruas do Distrito no sábado, dia 3-fev, das 22 à meia noite, e no domingo à tarde, tendo Los Bambas como maior atração. Nos demais horários o trio ficará concentrado na praça da extinta Estação ferroviária, no Centro. O Sr. Anerivan comunicou que viaja esta semana à Capital baiana com o propósito de, em audiência com o Secretário de Segurança da Bahia, solicitar reforço para o policiamento do Carnaval 2018 de Juerana e Caravelas.

No desenrolar dos temas, e como estratégia para a Policia Militar, SAMU, Comissariado de Menores, Conselho Tutelar melhor atender a comunidade e visitantes, ficou decidido a concentração dos serviços de atendimento na praça da Estação, deixando reservado um trajeto livre para ambulâncias em direção ao PSF local, para a eventual realização de suturas, atendimento a casos de coma alcoólico, e também, para as viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil, a destinação de uma saída de emergência para Caravelas, sugestões apresentadas pelo Sr. Onaldo dos Anjos, coordenador do SAMU, acatada pelos membros da Comissão de Festa de Juerana.

Medidas preventivas
A proibição e fiscalização do uso de bebidas em garrafas de vidro será feita com rigor, a presença de menores em bares também terá uma atenção especial, o uso dos chamados “paredões” de som no circuito não será permitido, o sistema de comunicação da comunidade com o SAMU 192 estará melhor com o funcionamento do sistema de internet em Juerana. Aos responsáveis pelos blocos carnavalescos foi proposto e acatada a implantação de um sistema de segurança particular, onde o próprio integrante seja guardião dos demais componentes, com o intuito de se evitar ou até prevenir o início de brigas.

Com sinal afirmativo da Assessora Jurídica Municipal Dra. Thábata Siquara, ficou acordada a realização de uma reunião de trabalho com seis meses de antecedência, envolvendo todos os representantes de instituições de Juerana e Caravelas diretamente ligados à realização da festa de 2019, incluindo a Comissão de Festa, Poder Público, Vereadores, Polícia Militar, Conselhos e representantes de blocos, visando o Carnaval 2019. Também ficou sob a responsabilidade dos participantes e elaboração de um relatório contendo pontos positivos e negativos da festa deste ano, e que será objeto da pauta da reunião para o Carnaval 2019.

 

*POR . CONCSEPC





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