GOLPISTA FALSIFICA ASSINATURAS DE VEREADORES E TENTA DESVIAR QUASE R$13 MIL DE CONTA DA CÂMARA


Suspeito infrator chegou a encaminhar ofício ao gerente da agência da Caixa de Itabatã

Uma tentativa de transferência no valor de R$ 12.890,44, da conta corrente da Câmara Municipal de Mucuri na Caixa Econômica Federal para uma conta do banco digital Nu Pagamentos S.A. (Nubank), em nome de um homem de 29 anos, com endereço na cidade de Ibirité-MG, foi descoberta antes de se consumar.

De acordo com dados do Boletim de Ocorrência nº 00113878/2024 da Polícia Civil, do dia 16 de fevereiro, o Vereador André de Jesus Flores (André do Sindicato) havia recebido uma ligação telefônica do gerente da Caixa – agência de Itabatã, comunicando “uma solicitação de transferência suspeita em seu nome, no qual seria para transferir dinheiro da Câmara em benefício de uma pessoa que poderia ser o suposto autor dos crimes”. A Polícia Civil já foi acionada para apurar os fatos.

O pedido de transferência se materializou em forma de um ofício datado de 07 de fevereiro/2024, com assinaturas falsificadas do presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas), e do Vereador André, que é o 1º secretário da atual Mesa Diretora.

Imediatamente, André afirmou ao gerente que nenhum ofício de solicitação de transferência fora enviado à Caixa, “pois não é este o procedimento para transferência adotado pelo órgão público do Poder Legislativo de Mucuri.” Verificou-se, também, que as assinaturas apostas no ofício foram “grotescamente falseadas” pelo autor.

A tentativa criminosa pode ser inserida no artigo 297 do Código Penal, que estabelece: “Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro”, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa, e no artigo 307, também do CP: “Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”, com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.”

As medidas cabíveis ao caso estão sendo tomadas.

 

 

*Da Redação / Ascom





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: