Policlínicas de Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas contabilizam mais de 8.500 atendimentos


Em um só dia (ontem), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas visitou as Policlínicas Regionais de Teixeira de Freitas, Guanambi e Irecê, mantendo reunião com mais de 60 prefeitos e secretários de saúde destas regiões. Na oportunidade, foram feitas avaliações dos serviços prestados pelas unidades, que contabilizaram, juntas, mais de 8.500 atendimentos, entre consultas, procedimentos e exames diagnósticos nos dois primeiros meses de funcionamento.

Durante as visitas, Fábio Vilas-Boas destacou ter grande satisfação em perceber que as policlínicas vem aumentando a produção, a oferta de especialidades e de exames. “Vamos trabalhar para garantir o aumento da oferta de especialidades, chegando ao máximo da capacidade de operação das unidades, tanto da realização de exames quanto na de consultas especializadas. As policlínicas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas, o atendimento é feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias de Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

TEIXEIRA DE FREITAS

Na primeira Policlínica Regional visitada pelo secretário Fábio Vilas-Boas, em Teixeira de Freitas, constatou-se que, embora com uma avaliação positiva, considerando que a policlínica já ofertou mais de oito mil atendimentos, há necessidade de ampliar a rede de assistência, uma vez que o acesso da população a consultas com especialistas e exames de alta complexidade resultou em uma maior demanda por procedimentos cirúrgicos. “A reunião foi excepcional, mas temos que trabalhar na outra ponta para fortalecer o sistema hospitalar”, pontuou Vilas-Boas. Ele ainda acrescentou que para isso, já foi formada uma comissão com prefeitos e secretários de saúde para avaliar o hospital e ver a possibilidade de incluí-lo no consórcio, juntamente com a maternidade da região.

Além de Teixeira de Freitas, participam do consórcio os municípios de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu. Sete micro-ônibus fazem a rota entre as prefeituras participantes, sendo os veículos equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes.

GUANAMBI

A Policlínica Regional de Guanambi, segunda visitada pelo secretário, foi avaliada positivamente pelos usuários dos serviços da unidade. Além dos pacientes, prefeitos e secretários municipais de saúde dos 22 municípios que compõem o consórcio de saúde também têm considerado o serviço com boa qualidade. As avaliações foram feitas durante o encontro com o secretário Fábio Vilas-Boas.

Com mais de 3 mil atendimentos contabilizados entre consultas, procedimentos em radiologia e diagnóstico por imagem, a policlínica, a segunda entregue pelo Governo do Estado, beneficia cerca de 480 mil moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

IRECÊ

Com menos de dois meses de funcionamento, a Policlínica do Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Irecê já atendeu mais 3 mil pacientes dos 22 municípios que integram o consórcio. Na unidade de saúde, são ofertadas nove especialidades médicas como cardiologia e neurologia, e exames de imagem como tomografia, ressonância magnética e eletroencefalograma. Além dos atendimentos com médicos, os pacientes têm acesso a atendimento com outros profissionais. Já foram realizadas dez consultas de psicologia e nove com nutricionista. A policlínica ainda faz trabalhos educativos, promovendo palestras com orientações de saúde.

Fazem parte do consórcio os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Morro do Chapéu, Souto Soares e Tapiramutá. Em breve os municípios de Ipupiara, Barra e Xique-xique também farão parte do consórcio.

 

 

 

*POR ASCOM/SESAB

 





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: