Rosa Weber toma posse como nova presidente do STF


A ministra, que foi empossada na tarde desta segunda-feira, 12, é a terceira mulher a comandar o STF.

A ministra Rosa Weber foi empossada na tarde desta segunda-feira, 12, para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada substitui o ministro Luiz Fux. Ela se aposentará em outubro de 2023, após completar 75 anos, portanto, não comandará o Judiciário brasileiro em um mandato de dois anos, como é previsto. Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso foi empossado como vice.

A posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas participam o advogado-geral da União, Bruno Bianco; o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Assis; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o ministro da Justiça, Anderson Torres; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como outros ex-presidentes da República não compareceram à solenidade.

A ministra Cármen Lúcia, em discurso direcionado a Weber ressaltou que o STF mais uma vez reverencia a República Federativa do Brasil.

“Reafirma-se o símbolo de continuidade das instituições. A posse da ministra Rosa Weber no cargo de presidente reveste-se de inegável importância jurídica e social. Pela primeira vez chega a esse cargo uma magistrada de carreira, que entrou na magistratura por concurso público, em 1976. O momento cobra decoro. A República demanda compostura. Tudo que vossa excelência tem”, declarou a magistrada.

Weber será a terceira mulher a assumir a chefia da Corte Suprema, em 131 anos desde a fundação do STF. Antes dela, estiveram no cargo as ministras Ellen Gracie, de 2006 a 2008, e Cármen Lúcia, de 2016 a 2018.

 

*Da Redação / A Tarde





Comentários

- Mucuri - BA - Fale Conosco

site desenvolvido por: